E OS INDICADOS AO OSCAR NACIONAIS SÃO...
No Brasil, 16 filmes foram inscritos para a indicação na categoria de Melhores filmes estrangeiros que entrarão na disputa em 2013. Veja abaixo os indicados:
Paraísos Artificiais (DRAMA) - Quem protagoniza a trama é Nathália Dill, no papel da DJ Erika. Ela é uma das atrações do enorme festival de arte e cultura alternativa Shangri-La, que acontece no Nordeste do Brasil. É neste cenário que, ao lado da amiga Laura (Lívia Bueno), conhece Nando (Luca Bianchi). Juntos, os três dividem experiências sensoriais e momentos intensos. Cada um segue seu caminho. Anos mais tarde, o destino faz com que Erika e Nando se reencontrem em Amsterdã, mas só ela lembra o verdadeiro motivo pelo qual eles se afastaram pouco após se conhecerem.
Xingu (DRAMA) - Em 1944, Leonardo, Cláudio e Orlando Villas Bôas partiram de Minas Gerais rumo à região central do Brasil na Expedição Roncador-Xingu; organizada pelo Governo, pretendia desbravar terras desconhecidas com o objetivo de gerar mais lucro. Inicialmente em busca de aventura, eles acabam se transformando em parte importante da história nacional; verdadeiros heróis. Caio Blat e João Miguel interpretam Leonardo e Cláudio Villas Bôas, respectivamente. Eles são os primeiros a embarcar na expedição. Para os irmãos de 23 e 25 anos, essa era a oportunidade de viver uma grande aventura, chegando a lugares onde ninguém tinha estado antes. Orlando, vivido por Felipe Camargo, chegou logo em seguida. Sem saber o que esperar, eles logo estavam na mira de arcos e flechas, cercados por dezenas de índios. Conseguiram uma aproximação pacífica e se inseriram no dia-a-dia das tribos. Com o contato, surgiu o carinho e a vontade (ou dever) de ajudar. Aos poucos, se tornam os porta-vozes dos índios. Orlando, o articulador, responsável pelo contato com o poder oficial, negociando com políticos e fazendeiros. Cláudio, o idealista do trio, consciente da contradição existente em suas intenções; ele sabe que são “o antídoto e o veneno”. Já Leonardo, é o intenso, espontâneo, a ponto de acabar causando problemas para o grupo e ter que abandonar o projeto. Conscientes da importância da preservação do espaço indígena e do tamanho da devastação que a chegada do homem branco causaria na região, os irmãos Villas Bôas decidem que uma alternativa seria a criação de um espaço demarcado para que as tribos pudessem viver de acordo com sua cultura e, assim, os índios pudessem se acostumar aos poucos com a chegada do homem-branco. Dessa forma surgiu, depois de muitas lutas e discussões, o Parque Nacional do Xingu, a primeira reserva indígena de grandes proporções no Brasil.
A Beira do Caminho (DRAMA) - João Miguel vive um personagem chamado João, um homem que encontra na estrada uma saída para esquecer os dramas de seu passado. Por acaso ou sorte, seu caminho se cruza com o de um menino em busca do pai que nunca conheceu. A partir desse encontro, nasce uma bela relação que movimentará o delicado equilíbrio construído por João para enfrentar seus fantasmas.
Billi Pig (COMÉDIA) - A fim de se darem bem na vida, eles se juntam ao falso padre interpretado por Milton Gonçalves e prometem um milagre para salvar a vida da filha de um chefão do tráfico, baleada durante uma festa em São Cristóvão. Uma grande reconpensa está em jogo, mas só um verdadeiro milagre pode tirar os três dessa cilada.
Capitães de Areia (DRAMA) - Pedro Bala, Professor, Gato, Sem-Pernas, Boa Vida e Dora, personagens imortalizados na obra de Jorge Amado, ganham as telonas do cinema em Capitães da Areia, longa assinado por Cecília Amado, neta do escritor baiano. Assim como no romance publicado na década de 1930, a narrativa traz a história de um grupo de crianças e adolescentes abandonados por suas famílias que crescem nas ruas de Salvador, praticando assaltos, e fugindo da polícia enquanto lutam para sobreviver. Liderada por Pedro Bala, a trupe é conhecida por Capitães da Areia pela facilidade que tem de se camuflar sem deixar pistas e sem ser notada. Assim, ao longo de um ano, os garotos encaram diversas aventuras, realizando sonhos e vivendo reais pesadelos.
Corações Sujos (DRAMA) - Corações Sujos é um filme sobre intolerância, fundamentalismo, racismo e amor. Baseado no best-seller homônimo de Fernando Morais, a história se passa no interior de São Paulo, depois da Segunda Guerra Mundial. Inspirado em fatos reais, o filme mostra as transformações que um imigrante japonês vive em um momento em que imigrantes eram reprimidos e segregados no Estado de São Paulo. Takahashi é dono de uma pequena loja de fotografia, casado com Miyuki, uma professora primária, que passa de homem comum a assassino, enquanto sua mulher luta contra o destino, tentando em vão salvar seu amor em meio ao caos e à violência.
2 Coelhos (AÇÃO) - Dois Coelhos marca a estreia de Afonso Poyart na direção de um longa-metragem trazendo a história de Edgar (Fernando Alves Pinto), um homem cansado de tanta corrupção e criminalidade - assim como todos os brasileiros. A fim de acabar com essa situação e não ser mais vítima da impunidade, Edgar resolve fazer justiça com as próprias mãos. Ele elabora um plano que colocará os criminosos em rota de colisão com políticos gananciosos. Além da revolta com o sistema, ao longo do filme descobrimos suas reais intenções e sua história, marcada por um terrível acidente e um amor jamais esquecido.
Elvis e Madona (COMÉDIA) - Elvis, interpretada por Simone Spoladore, tem o sonho de ser fotógrafa, mas como a carreira almejada está difícil, ela aceita trabalhar como entregadora de pizza. Já Madona, é um travesti que deseja produzir um espetáculo de Teatro de Revista. A aproximação leva os dois a uma relação que mistura drama, humor, desejo e paixão.
Heleno (DRAMA) - Polêmico dentro e fora de campo, Heleno de Freitas foi um grande craque que vestiu a camisa do Botafogo na década de 40. Nos gramados, colecionava expulsões - apesar do talento com a bola -, na vida, as mulheres eram a maior tentação do jogador mais bonito da época. O filme de José Henrique Fonseca traz a história dessa figura do futebol brasileiro, com Rodrigo Santoro (Meu País) no papel do jogador e Alinne Moraes (O Homem do Futuro) como sua esposa. O longa foi inspirado no livro "Nunca Houve um Homem como Heleno", do jornalista Marcos Eduardo Neves.
Histórias Que Só Existem Quando São Lembradas (DRAMA) - Como todos os dias, Madalena faz pão para o armazém do Antônio. Como todos os dias ela atravessa o trilho, onde o trem já não passa há anos, limpa o portão do cemitério trancado, ouve o sermão do padre, e almoça junto com os outros velhos habitantes da cidade. Vivendo da memória do marido morto, Madalena é acordada por Rita, uma jovem fotógrafa que chega na cidade fantasma de Jotuomba, onde o tempo parece ter parado.
Luz nas Trevas (DRAMA) - A trama traz o Bandido da Luz Vermelha (Ney Matogrosso) na cela de uma penitenciária de segurança máxima, enquanto seu filho, apelidado de Tudo-ou-Nada (André Guerreiro), dá continuidade aos crimes do pai, assaltando mansões, abusando de suas vítimas e usufruindo de tudo o que o dinheiro pode lhe oferecer.
Menos Que Nada (DRAMA) - Felipe Kannenberg é Dante, um homem internado num hospital psiquiátrico com diagnóstico de esquizofrenia. Ele não fala com ninguém, nem recebe visitas, permanecendo indiferente ao mundo. Isso até a jovem psiquiatra Dra. Paula (Branca Messina) se interessar mais profundamente pelo caso após ver Dante surtar no pátio do hospital. Disposta a desvendar as relações sociais do seu paciente, a médica faz uma série de entrevistas com pessoas que conviviam com ele antes do internamento.
Meu País (DRAMA) - Separado da família pela distância e pelo afeto, Marcos, interpretado por Rodrigo Santoro, é um empresário bem-sucedido e casado com a apaixonada Giulia (Anita Caprioli). Há anos vivendo na Itália, ele se vê obrigado a voltar ao Brasil quando seu pai (Paulo José) falece após um derrame. No país, ele reencontra Tiago, o irmão mais novo vivido por Cauã Reymond, que, ao contrário do primogênito, não tem vocação nenhuma para os negócios. O que ambos não esperavam era o fato de seu pai manter em segredo a existência de uma meia-irmã. Manuela (Débora Falabella) tem 24 anos, porém, a idade mental de uma criança. Sua deficiência intelectual não requer nenhum tratamento específico, apenas afeto e estrutura familiar; algo que só pode conseguir com a ajuda dos irmãos. Diante desta situação, Marcos terá que tomar uma difícil e inevitável decisão, já que o irresponsável Tiago, cheio de dívidas de jogo, não aceita a moça.
O Palhaço (COMÉDIA DRAMÁTICA) - A narrativa traz a história de Benjamin (Selton Mello) e Valdemar (Paulo José), pai e filho conhecidos nos picadeiros como os palhaços Pangaré e Puro Sangue. Eles ganham a vida viajando pelo país com o Circo Esperança; sem endereço fixo, sem vizinhos, sem documentos. O drama começa quando Pangaré, cansado da vida na estrada, começa a achar que já não é mais um palhaço engraçado, fazendo despertar um sonho antigo de ter um lugar para morar e um CPF, comprovando sua identidade.
http://www.colinadotordo.com/
Sem dúvidas que o filme "Xingu" será a grande aposta para o oscar nacional e merecido claro! De qualquer forma, vamos torcer muito, pra ver o nosso país brilhar junto aos astros e estrelas de Hollywood! E que os nossos atores e atrizes que irão nos representar estejam muito bonitos na cerimônia!
Nenhum comentário:
Postar um comentário